Na prova do Enem 2003, tente resolver esta questão sobre a valorização do patrimônio cultural de um determinado povo e como ele pode ser utilizado em benefício de outras sociedades. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Vários objetos da cultura indígena

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Esta questão trata de aspectos da cultura indígena americana, mas que pode ser adaptado tranquilamente para forma como viviam os povos indígenas brasileiros. Legal perceber que o “estranhamento cultural” do europeu em relação aos índios não tinha apenas significado negativo.

Questão

Questão 52:

Jean de Léry viveu na França na segunda metade do século XVI, época em que as chamadas guerras de religião opuseram católicos e protestantes. No texto abaixo, ele relata o cerco da cidade de Sancerre por tropas católicas.

(…) desde que os canhões começaram a atirar sobre nós com maior freqüência, tornou-se necessário que todos dormissem nas casernas. Eu logo providenciei para mim um leito feito de um lençol atado pelas suas duas pontas e assim fiquei suspenso no ar, à maneira dos selvagens americanos (entre os quais eu estive durante dez meses) o que foi imediatamente imitado por todos os nossos soldados, de tal maneira que a caserna logo ficou cheia deles. Aqueles que dormiram assim puderam confirmar o quanto esta maneira é apropriada tanto para evitar os vermes quanto para manter as roupas limpas (…).

Neste texto, Jean de Léry

a) despreza a cultura e rejeita o patrimônio dos indígenas americanos.
b) revela-se constrangido por ter de recorrer a um invento de “selvagens”.
c) reconhece a superioridade das sociedades indígenas americanas com relação aos europeus.
d) valoriza o patrimônio cultural dos indígenas americanos, adaptando-o às suas necessidades.
e) valoriza os costumes dos indígenas americanos porque eles também eram perseguidos pelos católicos.

Confira a resolução ;)

Resposta: Letra D

Habilidade: Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.

Comentários: esta é uma questão que, indiretamente, fala da importância da preservação do patrimônio cultural de uma determinada sociedade, para o benefício da humanidade. Considere aprender mais sobre os povos indígenas no Brasil e suas tradições culturais.