Na prova do Enem 2003, tente resolver esta questão sobre a forma como os conceitos de barbárie e civilização podem ser relativos, considerando dois fatos presentes no imaginário popular acerca de nossa história. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Questão

Questão 51:

A primeira imagem abaixo (publicada no século XVI) mostra um ritual antropofágico dos índios do Brasil. A segunda mostra Tiradentes esquartejado por ordem dos representantes da Coroa portuguesa.

Imagem de questão do Enem mostrando Antropofagia e Tiradentes

A comparação entre as reproduções possibilita as seguintes afirmações:

I. Os artistas registraram a antropofagia e o esquartejamento praticados no Brasil.
II. A antropofagia era parte do universo cultural indígena e o esquartejamento era uma forma de se fazer justiça entre luso-brasileiros.
III. A comparação das imagens faz ver como é relativa a diferença entre “bárbaros” e “civilizados”, indígenas e europeus.

Está correto o que se afirma em:

a) I apenas.
b) II apenas.
c) III apenas.
d) I e II apenas.
e) I, II e III.

Confira a resolução 😉

Resposta: Letra E

Habilidade: Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

Comentários: É possível que o título desta questão esteja inadequado, mas foi o único que pensei. O candidato pode chegar à conclusão que as afirmações I e II estão corretas, apenas comparando as imagens. A afirmação III, por sua vez, mostra que o conceito de bárbaro e civilizado pode ser relativo.