Na prova do Enem 2001, tente resolver esta questão sobre a relação entre os fatos históricos e o tempo, comparando a Era Cristã com um dia de 24h. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Planeta terra no meio de um grande relógio

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Esta questão de história é criativa e foi bem elaborada. Ao comparar a Era Cristã com um dia de 24h, a questão mostra que o tempo é um importante fator para compreender a História, e um não vive sem o outro, afinal, os historiadores estudam os seres humanos em um determinado tempo.

Questão

Questão 45:

O texto abaixo reproduz parte de um diálogo entre dois personagens de um romance.

– Quer dizer que a Idade Média durou dez horas? – Perguntou Sofia.
– Se cada hora valer cem anos, então sua conta está certa. Podemos imaginar que Jesus nasceu à meia-noite, que Paulo saiu em peregrinação missionária pouco antes da meia-noite e meia e morreu quinze minutos depois, em Roma. Até as três da manhã a fé cristã foi mais ou menos proibida. (…) Até as dez horas as escolas dos mosteiros detiveram o monopólio da educação. Entre dez e onze horas são fundadas as primeiras universidades.
(Adaptado de GAARDER, Jostein. O Mundo de Sofia, Romance da História da Filosofia. São Paulo: Cia das Letras, 1997).

O ano de 476 d.C., época da queda do Império Romano do Ocidente, tem sido usado como marco para o início da Idade Média. De acordo com a escala de tempo apresentada no texto, que considera como ponto de partida o início da Era Cristã, pode-se afirmar que

a) as Grandes Navegações tiveram início por volta das quinze horas.
b) a Idade Moderna teve início um pouco antes das dez horas.
c) o Cristianismo começou a ser propagado na Europa no início da Idade Média.
d) as peregrinações do apóstolo Paulo ocorreram após os primeiros 150 anos da Era Cristã.
e) os mosteiros perderam o monopólio da educação no final da Idade Média.

Confira a resolução 😉

Resposta: Letra A

Habilidade: Interpretar historicamente ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Comentários: Esta questão envolve uma mistura de debate filosófico, discussão sobre o tempo na história e uma pitada de cálculo matemático. Várias tentativas de inserir fatos históricos numa cronologia horária já foram feitas e esta é apenas mais uma na lista. Seguindo a progressão matemática lógica, chegamos ao resultado desta questão.