Nesta postagem, vamos apresentar a você 20 recursos para você aprender mais sobre o Renascimento Cultural, as características renascentistas, o pioneirismo italiano e os principais representantes humanistas na Itália e na Europa.

Para que possamos enriquecer esta lista, contamos com vocês!!! Assim, se possível, deixe nos comentários as suas sugestões de recursos que possam ser acrescentados aqui. E, assim, vamos aprendendo cada vez mais!

ÍNDICE
1- Resumos e Videoaulas
2- Questões e Atividades
3- Paródias e Músicas
4- Mapas Mentais e Vídeos
5- Atlas Histórico e Imagens
6- Infográficos e Visitas Virtuais
7- Curiosidades e Biografias
8- Livros e Documentos
9- Filmes e Documentários
10- Quadrinhos e Jogos

1- Resumos e Videoaulas

  • [Resumo] Renascimento Cultural: neste resumo, você vai conhecer as características do Renascimento Cultural, sua origem, os motivos da primazia italiana e os principais representantes do movimento, dentro e fora da Itália.
  • [Teleaula] Os Tempos Modernos e o Renascimento: nesta teleaula, você  verá que, no contexto das transformações do início da modernidade, o Renascimento foi um movimento de renovação no campo das ideias, nas artes e na cultura. [Autor: Telecurso, Fonte: Youtube, Duração: 12m25s]

2- Questões e Atividades

  • [Quiz] Renascimento Cultural: teste conhecimentos com quizzes e flashcards e confira recursos que ensinam sobre este tema histórico.
  • [Questões] Artistas, Características e o Mecenato: questões objetivas abordando principalmente os principais artistas ou representantes renascentistas; as características do Renascimento Cultural; e o papel do mecenato na divulgação das obras do período.

3- Paródias e Músicas

  • [Paródia] Chega a Idade Moderna: esta paródia começa pela visão dos renascentistas sobre a Idade Média, visão que foi reforçada negativamente pelos iluministas do século XVIII. Depois concentra nas características do Renascimento, como o classicismo, antropocentrismo e racionalismo.

4- Mapas Mentais e Vídeos

  • [Mapa Mental] Renascimento e Humanismo: este mapa mental centra principalmente nas características do Renascimento Cultural, como o antropocentrismo, o classicismo e o hedonismo; cada característica é esmiuçada e explicada no contexto do período renascentista.

5- Atlas Histórico e Imagens

  • [Atlas Histórico] Difusão do Renascimento: atlas histórico que mostra como o pensamento renascentista se espalhou pela Europa, a partir da Itália, país onde surgiu. Mostra essa difusão pela Polônia, Países Baixos até os países da Península Ibérica.

6- Infográficos e Visitas Virtuais

  • [Visita Virtual] Capela Sistina: nesta visita virtual, conheça a Capela Sistina, que passou à posteridade devido à ousadia de Michelângelo, pintor e escultor italiano que pintou o teto da capela com um estilo tipicamente renascentista.

7- Curiosidades e Biografias

8- Livros e Documentos

  • [Livros] 10 Livros Clássicos do Renascimento: confira uma lista de 10 livros clássicos que foram produzidos durante o período conhecido como Renascimento Cultural. Estes livros se tornaram patrimônio cultural da humanidade [Autor: Vários, Fonte: Ebooks Brasil].

9- Filmes e Documentários

  • [Filme] Agonia e Êxtase: neste filme, acompanhe a empreitada do pintor e escultor Michelangelo Buonarrotti, em sua missão de pintar a Capela Sistina, sob encomenda do Papa Júlio II. [Direção: Carol Reed, Duração: 138 min, Ano: 1965, Trailer: Youtube (Em inglês)]
  • [Filmes] Filmes sobre o Renascimento Cultural: lista de filmes que abordam aspectos culturais e sociais deste período histórico, assim como a biografia de grandes personagens, como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Shakespeare, dentre outros.

10- Quadrinhos e Jogos

  • [Jogo] Assassin’s Creed II: neste jogo, conheça a saga de Ezio Auditore, assassino cuja atuação ocorre nas ruas de Florença, na Itália. Confira a relação entre Ezio e famosos renascentistas, como Leonardo da Vinci, Nicolau Maquiavel, entre outros. [Autor: Ubisoft, Ano: 2009, Trailer: Youtube (em inglês)]