Na prova do Enem 2001, tente resolver esta questão sobre os efeitos da alienação, decorrentes da intensa divisão do trabalho, que ocorreu no contexto da industrialização do século XIX. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Questão

Questão 04: “… Um operário desenrola o arame, o outro o endireita, um terceiro corta, um quarto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer a cabeça do alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes; …”
(SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. Investigação sobre a sua Natureza e suas Causas. Vol. I. São Paulo: Nova Cultural, 1985).

Tirinha de Bob Thaves sobre a alienação do trabalho nas fábricas
A respeito do texto e do quadrinho são feitas as seguintes afirmações:

I. Ambos retratam a intensa divisão do trabalho, à qual são submetidos os perários.
II. O texto refere-se à produção informatizada e o quadrinho, à produção artesanal.
III. Ambos contêm a idéia de que o produto da atividade industrial não depende do conhecimento de todo o processo por parte do operário.

Dentre essas afirmações, apenas

a) I está correta.
b) II está correta.
c) III está correta.
d) I e II estão corretas.
e) I e III estão corretas.

Confira a resolução ;)

Resposta: Letra E

Habilidade: Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.

Comentários: Apesar de utilizar um texto de Adam Smith, foi o filósofo alemão Karl Marx que estudou a fundo os efeitos da alienação no trabalhador operário, no contexto da Revolução Industrial e consolidação do Capitalismo. Alienação, como mostra o tirinha do Jornal do Brasil, é a condição do operário se manter alheio ao resultado final do seu trabalho. Consequência de uma intensa divisão do trabalho dentro das fábricas.