Na prova do Enem 2001, tente resolver esta questão sobre as diferentes interpretações a respeito da biografia de Calabar, figura histórica polêmica, pois ajudou os holandeses na invasão do nordeste, no século XVII. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Holandesas prestam homenagem a Calabar

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Esta questão está relacionada com as invasões estrangeiras no Brasil, que iniciaram no século XVI e tiveram seu auge no século XVII.  Neste contexto, povos europeus como franceses, holandeses, ingleses, entre outros, cruzavam os mares brasileiros com o objetivo de criar assentamentos e pilhar mercadorias.

Questão

Questão 62:

Rui Guerra e Chico Buarque de Holanda escreveram uma peça para teatro chamada Calabar, pondo em dúvida a reputação de traidor que foi atribuída a Calabar, pernambucano que ajudou decisivamente os holandeses na invasão do Nordeste brasileiro, em 1632.

- Calabar traiu o Brasil que ainda não existia? Traiu Portugal, nação que explorava a colônia onde Calabar havia nascido? Calabar, mulato em uma sociedade escravista e discriminatória, traiu a elite branca?

Os textos referem-se também a esta personagem.

Texto I: “…dos males que causou à Pátria, a História, a inflexível História, lhe chamará infiel, desertor e traidor, por todos os séculos”
(Visconde de Porto Seguro, in: SOUZA JÚNIOR, A. Do Recôncavo aos Guararapes. Rio de Janeiro: Bibliex, 1949).

Texto II: “Sertanista experimentado, em 1627 procurava as minas de Belchior Dias com a gente da Casa da Torre; ajudara Matias de Albuquerque na defesa do Arraial, onde fora ferido, e desertara em conseqüência de vários crimes praticados…” (os crimes referidos são o de contrabando e roubo).
(CALMON, P. História do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1959).

Pode-se afirmar que:

a) A peça e os textos abordam a temática de maneira parcial e chegam às mesmas conclusões.
b) A peça e o texto I refletem uma postura tolerante com relação à suposta traição de Calabar, e o texto II mostra uma posição contrária à atitude de Calabar.
c) Os textos I e II mostram uma postura contrária à atitude de Calabar, e a peça demonstra uma posição indiferente em relação ao seu suposto ato de traição.
d) A peça e o texto II são neutros com relação à suposta traição de Calabar, ao contrário do texto I, que condena a atitude de Calabar.
e) A peça questiona a validade da reputação de traidor que o texto I atribui a Calabar, enquanto o texto II descreve ações positivas e negativas dessa personagem.

Confira a resolução ;)

Resposta: Letra E

Habilidade: Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

Comentários: Esta questão mistura um fato histórico e literário, e cobra interpretação de texto. Novamente, aqui o fato serve apenas como contexto. No entanto, a leitura que Chico Buarque faz de Calabar é bastante interessante e pode levar a muitas discussões, desafiando a história oficial.