Na prova do Enem 1999, tente resolver esta questão sobre as relações de trabalho na indústria e o surgimento de um forte movimento operário no século XIX. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Desenho em preto e branco de movimento de trabalhadores operários

Para ter mais informações sobre este exame nacional, dê uma olhada no post Tudo sobre o Novo Enem.

Questão

Questão 49: A Revolução Industrial ocorrida no final do século XVIII transformou as relações do homem com o trabalho. As máquinas mudaram as formas de trabalhar, e as fábricas concentraram-se em regiões próximas às matérias-primas e grandes portos, originando vastas concentrações humanas. Muitos dos operários vinham da área rural e cumpriam jornadas de trabalho de 12 a 14 horas, na maioria das vezes em condições adversas. A legislação trabalhista surgiu muito lentamente ao longo do século XIX e a diminuição da jornada de trabalho para oito horas diárias concretizou-se no início do século XX.

Pode-se afirmar que as conquistas no início deste século, decorrentes da legislação trabalhista, estão relacionadas com

a) a expansão do capitalismo e a consolidação dos regimes monárquicos constitucionais.
b) a expressiva diminuição da oferta de mão-de-obra, devido à demanda por trabalhadores especializados.
c) a capacidade de mobilização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses.
d) o crescimento do Estado ao mesmo tempo que diminuía a representação operária nos parlamentos.
e) a vitória dos partidos comunistas nas eleições das principais capitais européias.

Confira a resolução 😉

Resposta: Letra C

Habilidade: Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.

Comentários: As mudanças advindas com a Revolução Industrial fez surgir o operário, trabalhador das fábricas que, tendo que enfrentar condições miseráveis de trabalho, passou a exigir melhores condições de trabalho, através de mobilizações e greve. Surgia assim, consequência da Revolução Industrial, o movimento operário.