Na prova do Enem 2013, tente resolver esta questão sobre as conquistas de direitos das mulheres brasileiras na década de 1930, durante a Era Vargas, no Brasil República. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova, assim como o resumo que você deve ler para aprofundar neste tema.

Questão: Direitos da mulher na Era Vargas

PEDERNEIRAS, R. Revista da Semana, ano 35, n. 40, 15 set. 1934. In: LEMOS, R. (Org.). Uma história do Brasil através das caricaturas (1840-2001). Rio de Janeiro: Bom Texto; Letras e Expressões, 2001.Na imagem, da década de 1930, há uma crítica à conquista de um direito pelas mulheres, relacionado com a

a) redivisão do trabalho doméstico.
b) liberdade de orientação sexual.
c) garantia da equiparação salarial.
d) aprovação do direito ao divórcio.
e) obtenção da participação eleitoral.

Confira a resolução 😉

Resposta: E

Habilidade: Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.

Comentário: A ascensão de Getúlio Vargas ao poder, após a “Revolução de 30”, marcou o início de um período histórico do Brasil. A Constituição de 1891 foi cancelada. E em 1932 foi outorgado pelo governo provisório um código eleitoral que permitiu às mulheres votarem em 1933; no ano seguinte à Constituição de 1934, entre outras inovações eleitorais, garantiu esse direito. De acordo com a gravura apresentada, a participação feminina na política era, no mínimo, passível de ironia, pois o cotidiano social desse gênero era tradicionalmente restrito, salvo exceções ao ambiente privado da família.

Resumo: Era Vargas