Na prova do Enem 2011, tente resolver esta questão sobre a forma como indígenas e europeus viam a extração de pau-brasil, o que evidencia a diferença entre as duas culturas. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Esta questão trata do Descobrimento do Brasil e do infame comércio intercontinental de pau-brasil, nos primeiros anos de exploração do território brasileiro. Para conhecer os pormenores desta exploração e como ela ocorreu, sugerimos a leitura do resumo sobre o Descobrimento do Brasil.

Questão

Questão 30

Em geral, os nossos tupinambá ficam bem admirados ao ver os franceses e os outros dos países longínquos terem tanto trabalho para buscar o seu arabotã, isto é, pau-brasil. Houve uma vez um ancião da tribo que me fez esta pergunta: “Por que vindes vós outros, mairs e perós (franceses e portugueses), buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra?”
(LÉRY, J. Viagem à Terra do Brasil. In: FERNANDES, F. Mudanças Sociais no Brasil. São Paulo: Difel, 1974)

O viajante francês Jean de Léry (1534-1611) reproduz um diálogo travado, em 1557, com um ancião tupinambá, o qual demonstra uma diferença entre a sociedade europeia e a indígena no sentido

a) do destino dado ao produto do trabalho nos seus sistemas culturais.
b) da preocupação com a preservação dos recursos ambientais.
c) do interesse de ambas em uma exploração comercial mais lucrativa do pau-brasil.
d) da curiosidade, reverência e abertura cultural recíprocas.
e) da preocupação com o armazenamento de madeira para os períodos de inverno.

Confira a resolução 😉

Resposta: A

Habilidade: Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

Comentários: A questão pode ser resolvida facilmente através da interpretação. Enquanto o índio via a madeira como fonte de lenha, o europeu via como fonte de matéria-prima, utilizada como tinta. Fique atento que, na época, não havia uma preocupação ambiental na atividade, assim como também havia abertura cultural. Leia o resumo sobre o Descobrimento do Brasil.