Na prova do Enem 2011, tente resolver esta questão sobre a forma como diferentes setores da sociedade, no final da déc. de 1950 e começo dos anos 60 concebiam a relação entre Democracia e Reforma. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Comando Geral dos Trabalhadores

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Esta questão trata do Período Democrático e a concepção de diferentes grupos sociais acerca do Estado. Se você deseja se aprofundar neste assunto, não deixe de ler o nosso resumo sobre o Período Democrático.

Questão

Questão 42

A consolidação do regime democrático no Brasil contra os extremismos da esquerda e da direita exige ação energética e permanece no sentido do aprimoramento das instituições políticas e da realização de reformas corajosas no terreno econômico, financeiro e social.
Mensagem programática da União Democrática Nacional (UDN) – 1957

Os trabalhadores deverão exigir a constituição de um governo nacionalista e democrático, com participação dos trabalhadores para a realização das seguintes medidas: a) Reforma bancária progressista; b) Reforma agrária que extinga o latifúndio; c) Regulamentação da Lei de Remessas de Lucro.
Manifesto do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) – 1962.
(BONAVIDES, P.; AMARAL, R. Textos políticos da história do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2002).

Nos anos 1960 eram comuns as disputas pelo significado de termos usados no debate político, como democracia e reforma. Se, para os setores aglutinados em torno da UDN, as reformas deveriam assegurar o livre mercado, para aqueles organizados no CGT, elas deveriam resultar em

a) fim da intervenção estatal na economia.
b) crescimento do setor de bens de consumo.
c) controle do desenvolvimento industrial.
d) atração de investimentos estrangeiros.
e) limitação da propriedade privada.

Confira a resolução 😉

Resposta: E

Habilidade: Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.

Comentários: As reivindicações do CGT a respeito da reforma agrária e ao controle sobre a remessa de lucros para o exterior, entre outras, deixam claro que pretendiam estabelecer limites à propriedade privada. Leia o resumo sobre o Período Democrático.