Na prova do Enem 2012, tente resolver esta questão sobre a forma como a Declaração dos Direitos, no contexto da Revolução Inglesa do século XVII, assumia suas posições em relação ao poder do rei. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Questao-Declaracao-de-Direitos

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Que é ilegal a faculdade que se atribui à autoridade real para suspender as leis ou seu cumprimento.
Que é ilegal toda cobrança de impostos para a Coroa sem o concurso do Parlamento. sob pretexto de prerrogativa, ou em época e modo diferentes dos designados por ele próprio.
Que é indispensável convocar com frequência os Parlamentos para satisfazer os agravos, assim como para corrigir, afirmar e conservar leis.
(Declaração de Direitos. Disponível em http://disciplinas.stoa.usp.br. Acesso em: 20 dez. 2011 (adaptado).

No documento de 1689, identifica-se uma particularidade da Inglaterra diante dos demais Estados europeus na Época Moderna. A peculiaridade inglesa e o regime político que predominavam na Europa continental estão indicados. respectivamente. em:

a) Redução da influência do papa – Teocracia
b) Limitação do poder do soberano – Absolutismo.
c) Ampliação da dominação da nobreza – República.
d) Expansão da força do presidente – Parlamentarismo.
e) Restrição da competência do congresso – Presidencialismo.

Confira a resolução 😉

Resposta: Letra B

Habilidade: Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

Comentário: O documento citado é um fragmento da Declaração de Direitos, que foi jurada pelos reis ingleses Guilherme e Maria, no século XVII, consolidando a Revolução Gloriosa. A partir de então, o governo na Inglaterra passou a ser exercido pelo Parlamento, cabendo à monarquia, entre vários atributos, a chefia da Igreja e da nação. Contudo, nesse mesmo período as demais monarquias europeias mantinham-se fiéis ao absolutismo político, isto é, os reis possuíam poderes irrestritos.