Na prova do Enem 2011, tente resolver esta questão sobre os motivos que levaram a coroa portuguesa e introduzir a cultura do açúcar no Brasil, através do cultivo de cana-de-açúcar. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Plantação de Cana-de-Açúcar

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Esta questão trata do Ciclo do Açúcar e dos motivos que levaram Portugal a escolher este empreendimento para iniciar a colonização de nosso território. Para conhecer mais sobre este contexto, sugerimos a leitura do resumo sobre o Ciclo do Açúcar.

Questão

Questão 31

O açúcar e suas técnicas de produção foram levados à Europa pelos árabes no século VIII, durante a Idade Média, mas foi principalmente a partir das Cruzadas (séculos XI e XIII) que a sua procura foi aumentando. Nessa época passou a ser importado do Oriente Médio e produzido em pequena escala no sul da Itália, mas continuou a ser um produto de luxo, extremamente caro, chegando a figurar nos dotes de princesas casadoiras.
(CAMPOS, R. Grandeza do Brasil no tempo de Antonil (1681-1716). São Paulo: Atual, 1996)

Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização brasileira, em virtude de

a) o lucro obtido com o seu comércio ser muito vantajoso.
b) os árabes serem aliados históricos dos portugueses.
c) a mão de obra necessária para o cultivo ser insuficiente.
d) as feitorias africanas facilitarem a comercialização desse produto.
e) os nativos da América dominarem uma técnica de cultivo semelhante.

Confira a resolução 😉

Resposta: A

Habilidade: Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais.

Comentários: A partir do momento em que o comércio de especiarias provenientes da Índia começou a diminuir, Portugal passou a direcionar seus esforços para a nova terra conquistada. Para tornar o esforço de colonização e administração territorial lucrativos, foi escolhido um produto – neste caso, o açúcar – que pudesse ser produzido a partir de boas condições geográficas e que trouxesse muitos lucros à coroa. Veja no resumo sobre o Ciclo do Açúcar.