Na prova do Enem 2010, tente resolver esta questão sobre os conflitos sociais que surgiram no período anterior ao golpe militar de 1964 e que questionavam algumas propostas de governos do período democrático (1945-1964). A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Povo no Período Democrático

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Esta questão trata do Período Democrático, que durou de 1945 a 1964. Para ter uma visão abrangente do período e entender o contexto histórico em que esta questão foi produzida, assista a um vídeo de Bóris Fausto sobre o tema.

Questão

Questão 33

Não é difícil entender o que ocorreu no Brasil nos anos imediatamente anteriores ao golpe militar de 1964. A diminuição da oferta de empregos e a desvalorização dos salários, provocadas pela inflação, levaram a uma intensa mobilização política popular, marcada por sucessivas ondas grevistas de várias categorias profissionais, o que aprofundou as tensões sociais. Dessa vez, as classes trabalhadoras se recusaram a pagar o pato pelas “sobras” do modelo econômico juscelinista.
(MENDONÇA, S. R. A industrialização Brasileira. São Paulo: Moderna, 2002 (adaptado)

Segundo o texto, os conflitos sociais ocorridos no início dos anos 1960 decorreram principalmente

a) da manipulação política empreendida pelo governo Joao Goulart.
b) das contradições econômicas do modelo desenvolvimentista.
c) do poder político adquirido pelos sindicatos populistas.
d) da desmobilização das classes dominantes frente ao avanço das greves.
e) da recusa dos sindicatos em aceitar mudanças na legislação trabalhista.

Confira a resolução 😉

Resposta: B

Habilidade: Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.

Comentários: Esta questão traz uma perspectiva interessante, pois, quando falamos em conflitos sociais, pensamos logo na Ditadura Militar. A verdade é que o modelo desenvolvimentista proposto no governo de Juscelino Kubitschek levou o país a uma melhora nos índices econômicos. Porém, como dependíamos, em grande parte, de suporte financeiro externo, isto levou o país a um aumento da inflação, piorando a vida dos trabalhadores. Assista ao vídeo sobre o período democrático.