Na prova do Enem 2011, tente resolver esta questão sobre os tipos de poder político e como eles podem estar associados ao carisma do líder, que pode significar obediência absoluta. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Hitler e Stálin

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Esta questão trata de regimes totalitários e do poder de seus líderes, sustentado por um estado que persegue, censura e reprime os seus opositores. Para conhecer mais sobre o contexto histórico destes regimes, leia o resumo sobre os regimes totalitários.

Questão

Questão 33

Os três tipos de poder representam três diversos tipos de motivações: no poder tradicional, o motivo da obediência é a crença na sacralidade da pessoa do soberano; no poder racional, o motivo da obediência deriva da crença na racionalidade do comportamento conforme a lei; no poder carismático, deriva da crença nos dotes extraordinários do chefe.
(BOBBIO, N. Estado, Governo, Sociedade: para uma teoria geral da política. São Paulo: Paz e Terra. 1999 (adaptado)

O texto apresenta três tipos de poder que podem ser identificados em momentos históricos distintos. Identifique o período em que a obediência esteve associada predominantemente ao poder carismático:

a) República Federalista Norte-Americana.
b) República Fascista Italiana no século XX.
c) Monarquia Teocrática do Egito Antigo.
d) Monarquia Absoluta Francesa no século XVII.
e) Monarquia Constitucional Brasileira no século XIX.

Confira a resolução 😉

Resposta: B

Habilidade: Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.

Comentários: O fascismo (totalitarismo de direita) reconhecia explicitamente o poder carismático do líder, através dos tratamentos duce (na Itália) e Fuhrer (no caso do nazismo alemão). Vale lembrar que os totalitarismos não estavam limitados à direita, pois o regime stalinista foi uma forma de totalitarismo de esquerda. Leia o resumo sobre os regimes totalitários.