Na prova do Enem 2013, tente resolver esta questão sobre as Brigadas Internacionais que atuaram pela defesa da República da Espanha durante a Guerra Civil Espanhola. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova, assim como o resumo que você deve ler para aprofundar neste tema.

Questão: As Brigadas Internacionais

As Brigadas Internacionais foram unidades de combatentes formadas por voluntários de 53 nacionalidades dispostos a lutar em defesa da República espanhola. Estima-se que cerca de 60 mil cidadãos de várias partes do mundo — incluindo 40 brasileiros — tenham se incorporado a essas unidades. Apesar de coordenadas pelos comunistas, as Brigadas contaram com membros socialistas, liberais e de outras correntes político-ideológicas.
SOUZA, I. I. A Guerra Civil Europeia. História Viva, n. 70, 2009 (fragmento).

A Guerra Civil Espanhola expressou as disputas em curso na Europa na década de 1930. A perspectiva política comum que promoveu a mobilização descrita foi o(a)

a) crítica ao stalinismo.
b) combate ao fascismo.
c) rejeição ao federalismo.
d) apoio ao corporativismo.
e) adesão ao anarquismo.

Confira a resolução

Resposta: B

Habilidade: Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

Comentário: A Guerra Civil Espanhola foi um violento conflito armado que prenunciou os horrores que viriam com a Segunda Guerra Mundial. Nesse conflito, enfrentaram-se as forças que apoiavam o governo da Frente Popular (liberais, socialistas, anarquistas e voluntários estrangeiros das Brigadas Internacionais), contra as forças fascistas do General Francisco Franco.

Resumo: Regimes Totalitários