Você gosta de jogos históricos? Então vai gostar desta dica. Playing History é exatamente o que o nome sugere: um grande banco de dados que agrega uma infinidade de jogos com temática histórica. Eu já conheço este portal há algum tempo, mas nunca escrevi sobre ele. Mas resolvi fazê-lo agora. Por quê? Simplesmente, porque estou aprendendo que não devo escrever apenas sobre o que gosto, mas sobre o que pode ser útil ao meu leitor.

Tela dos jogos do site Playing History

Não que eu não goste do portal, ocorre que eu o considero um tanto superficial demais. Por ser tão específico, poderia ser mais abrangente, fazer um balanço maior sobre os jogos e inserir o leitor no contexto histórico dos mesmos. Algo que procuro fazer, quando posto jogos no blog.

Jogando História?

Outro ponto discutível é a ideia de “jogar história”, ou falar em “jogos históricos”. Não sei até que ponto estes termos implicam em erros conceituais. De qualquer forma, estes jogos trazem representações da história que podem ser utilizados para discussão em sala de aula.

O argumento que os desenvolvedores utilizam para justificar a importância deste banco de dados, é

Existem centenas de jogos interativos e simulações históricas na internet. Playing History agrega informações sobre estes recursos em um banco de dados simples, tornando fácil encontrar, avaliar e analisar jogos históricos (…)

Lembrando que, para avaliar e fazer análise dos jogos, é necessário fazer um cadastro gratuito no portal.