Saiu a minha entrevista para a rádio virtual do portal Dia a Dia Educação, ligado à Secretaria de Educação do Estado do Paraná (PR). Participei do programa juntamente com a professora e pesquisadora Lynn Alves, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O tema da entrevista foi o uso de games na educação.

Crianças jogando

A entrevista seguiu um roteiro bem interessante. Falamos da perspectiva do uso de games na educação, do aumento das pesquisas acadêmicas sobre este assunto; da polêmica questão envolvendo games com temática violenta; entre outros temas muito legais. Vale a pena conferir

Eu sou suspeito de falar sobre este assunto, até porque sou um entusiasta do uso de jogos na educação e, mais especificamente, no processo de ensino-aprendizagem de história. Eu vejo estas mídias como de grande potencial educacional, especialmente com uma boa mediação por parte do professor.

Aqui no blog, disponibilizamos uma grande quantidade de jogos históricos. E na plataforma Educopédia – na qual faço parte como produtor de aulas e objetos de aprendizagem – há uma grande quantidade de jogos disponíveis para todas as disciplinas.

E você, acredita ou não que os jogos podem e devem ser utilizados no dia-a-dia escolar?