O poeta alemão Bertold Brecht já dizia: “Pobre país aquele que não tem heróis”. É partindo desta premissa que o projeto Heróis do Brasil busca, através de diferentes mídias e linguagem audiovisual, narrar a história de pessoas que lutaram pela independência do país, no século XIX.

Logo do projeto Heróis do Brasil

O objetivo do projeto, elaborado pela Abrolhos Cultura e Entretenimento, é fazer com que os jovens conheçam os heróis e episódios relacionados com independência da Bahia, entre 1822 e 1823. Afinal, é importante que o país enfatize a sua cultura, seus valores e os seus heróis.

A primeira parte do projeto trata da guerra pela independência da Bahia. Mesmo com o grito do Ipiranga, em 07 de setembro de 1822, Portugal se recusou a abrir mão da província da Bahia. Para garantir a independência, boa parte do povo pegou em armas contra as tropas portuguesas. Este conflito revelou guerreiros extraordinários, como

  • Maria Quitéria, que se disfarçou de homem para lutar contra os portugueses;
  • João das Botas, que defendeu o Rio Paraguaçu em embarcações precárias e em menor número;
  • Maria Felipa, conhecida como heroína negra da independência, lutou pela defesa da Ilha de Itaparica.

No vídeo abaixo, produzido pelo projeto, Maria Quitéria corta seus cabelos para participar da guerra

[youtube id=”4nFiBaN52c8″ width=”600″ height=”350″]

De arrepiar, não é?!? Dentre as motivações do projeto, está o fato de que a grande maioria destes heróis não consta nos currículos escolares. Busca-se, assim, o resgate do herói genuíno brasileiro em uma época onde é comum a importação de valores de heróis estrangeiros.

Além disso, A difusão dos heróis é também um meio de aprendermos sobre as suas culturas locais, os costumes da época, contextos históricos, artísticos e tecnológicos.

Redes Sociais

O projeto já conta com engajamento do grande público em várias redes sociais. As principais plataformas e produtos são:

  • Blog: Aqui se encontra todo o material de pesquisa do projeto. Textos, imagens, vídeos. A página é atualizada, em média, duas vezes por semana.
  • Facebook: A rede social consiste na interface com o público. Ali são replicados os conteúdos do blog, mantendo diálogo com a audiência.
  • Youtube: Canal que concentra toda a produção audiovisual do projeto.
  • Pílulas de Animação: Com o objetivo de alcançar e cativar o público mais jovem o projeto pretende desenvolver pequenas pílulas de animação para chamar a atenção dessa audiência.

Documentário

O projeto pretende lançar um documentário sobre a Guerra de Independência da Bahia. Apesar de boa parte de o material ter sido captado, ainda faltam verbas para cobrir custos da edição de imagem, edição de vídeo, edição de som, correção de cor, locução, pesquisa de imagens de cobertura.

Para cobrir os custos, o projeto conta com a colaboração do grande público, em forma de doações a partir de R$ 10,00. Com estas contribuições, pretende-se lançar o documentário no dia 02 de julho de 2013, dia em que se comemora a independência da Bahia.

A retribuição pelas doações é variada. Você pode ter o seu nome nos créditos do documentário, fazer o download da trilha original, receber camisetas, DVD do filme e até ganhar um livro autografado pela historiadora Mary Del Priore.

Maria-Quiteria-Camiseta

Camiseta da Maria Quitéria

Gostou da camiseta? Para garantir este e outros prêmios, acesse: http://catarse.me/pt/osheroisdobrasil