Logomarca da Khan Academy

Para quem ainda não ouviu falar, Salman Khan é um matemático que, em dado momento da carreira, resolveu postar vídeos onde ensina conceitos de várias disciplinas. Devido ao sucesso destes vídeos, criou a Khan Academy, que conta com mais 2 mil aulas, divididas em várias áreas do conhecimento. E qual o segredo do sucesso de Khan?

Bueno, não sei se esta fórmula daria certo aqui no Brasil. Khan ensina em uma tela escura e uma espécie de mousepad, o que permite que ele construa a aula em um intervalo de tempo que varia de 10 a 20 min. Ou seja, a princípio, nada demais. A cereja do bolo, além da excelente didática, é que o sistema conta também com vários desafios. Para passar para outros módulos, é necessário acertar os exercícios do módulo anterior.

Vou disponibilizar uma das aulas de história para vocês, em inglês. Se desejar, acesse o acervo completo de História. Não espere uma variedade de temas históricos. Khan se concentra em aspectos da história dos EUA (surprise!) e também concentra bastante na Revolução Francesa e Período Napoleônico. Acho que podemos esperar aulas de outros temas históricos em breve.

Opinião

Apesar de toda a badalação em cima de Khan – Bill Gates babou ovo e o cara virou febre. Ah, um padrinho assim – o grande mérito dele, na minha opinião, é o aspecto multidisciplinar. Ao discorrer sobre várias áreas do conhecimento humano, ele mostra aquilo que deve ser competência do educador do século XXI. Além disso, o modelo aberto, com aulas para assistir e praticar quando o aluno bem desejar, foge do modelo de educação que ainda (eu disse ainda) prevalece hoje. Quem não deseja um ensino assim?