A história da humanidade foi construída a partir de ciclos que mudaram a forma dos seres humanos interagirem com o mundo. Um destes ciclos, um divisor de águas na cultura humana, foi a invenção da escrita pelos sumérios, na Mesopotâmia, por volta de 4000 a.C. A partir da escrita, as pessoas começaram a ter contato com textos e depois o livro, inicialmente caríssimos.

Livros com desconto

Isso nos leva a um segundo ciclo, a invenção da prensa móvel por Johannes Guttenberg, no século XVI, que tirou o livro das grandes bibliotecas encravadas nos mosteiros medievais e sedimentou o caminho de sua popularização. A partir de então, a relação dos seres humanos com livros foi ficando cada vez mais estreita, ainda que nem sempre amistosa.

No dia 10 de maio de 1933, em Munique, nos primórdios do nazismo, teve início o bücherverbrennung, a queima de livros em praça pública. Tudo o que fosse crítico ou desviasse dos padrões impostos pelo regime nazista deveria ser destruído. Centenas de milhares de obras foram queimadas, no auge de uma campanha iniciada pelo diretório nacional de estudantes.

Este verdadeiro crime cultural pode ter ocorrido porque os nazistas, imbuídos de uma ideologia autoritária, já sabiam que o livro tem um grande potencial libertador e os leitores são uma arma mais poderosa do que a temida blitzkrieg.

O escritor brasileiro Monteiro Lobato fez uma verdadeira apologia ao livro quando afirmou: “um país se faz com homens e livros”. Mark Twain, ao dizer que “o homem que não lê bons livros não tem nenhuma vantagem sobre o homem que não sabe ler”, já ressaltava não só a importância dos bons livros, como também de bons leitores.

A partir desta premissa, podemos dizer que a construção de um bom leitor começa pela escolha de bons livros. E estes bons livros precisam estar acessíveis, com um bom preço. Para quem gosta de estar sempre conectado, uma excelente opção são sites de compras coletivas que oferecem uma grande quantidade de títulos a preços bem interessantes.

 Assim sendo, o acesso a bons livros hoje é, indiscutivelmente, muito mais fácil, rápido e barato do que na época de Guttenberg, uma vez que a possibilidade de encontrar livros com descontos é uma prática que vem se tornando cada dia mais constante. Sigamos a eles, como aponta Bill Gates ao dizer: “meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história”.