O livro Os Banquetes do Imperador, de André Boccato e Francisco Lellis, reúne 140 cardápios do século XIX colecionados por D. Pedro II. Os documentos foram doados pelo Imperador à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro pouco antes de sua morte e figuram como preciosos registros dentre as milhares de peças que compõem a “Collecção D. Theresa Christina Maria”.

Capa do livro Os Banquetes do Imperador

>> Compre na Livraria Saraiva (R$ 199,00)

>> Compre na Loja Submarino (R$ 199,00)

O livro foi lançado em 2013 e conta com 450 páginas. Ao ler, você vai conferir

  • Os cardápios apresentam-se em sua maioria em francês e foram traduzidos e interpretados integralmente, constituindo-se como enorme contribuição ao entendimento da gastronomia francesa do século XIX e sua influência na formação gastronômica brasileira.
  • A obra traz ainda um capítulo com a descrição e comentários dos principais livros de cozinha do século XIX e sobre as origens da culinária brasileira deste período. Este anexo contém dados históricos ainda pouco conhecidos sobre esta bibliografia culinária.
  • O leitor iniciante no universo da gastronomia encontra a explicação dos termos e definições que deram origem aos menus, imagens históricas dos primeiros cardápios impressos e textos sobre a nascente arte do design e o processo de impressão no Brasil.
  • Os autores destacamos primeiros livros de culinária publicados no país e contam sobre os principais restaurantes, cafés, padarias e banqueteiros na capital do Império. Há também algumas receitas devidamente reproduzidas com a ortografia da época.
  • A maioria dos cardápios brasileiros foi pré-impressa na Europa ou nos Estados Unidos. As gráficas cariocas apenas aplicavam neles o nome dos pratos. Somente nos últimos anos do reinado passaram a ser inteiramente confeccionados no país.