O livro Olga, de Fernando Morais, conta a vida de Olga Benário, jovem militante comunista alemã, de origem judaica, que após participar de uma ação paramilitar audaciosa, na qual libertou seu companheiro de militância e namorado Otto Braun da prisão de Moabit, Alemanha, envolveu-se com o militar e político comunista brasileiro Luís Carlos Prestes.

Capa do livro Olga

>> Compre na Livraria Saraiva (R$ 25,00)

>> Compre na Loja Submarino (R$ 22,90)

Esta edição de bolso foi lançada em 2008 (o original é de 1994) e conta com 328 páginas. Ao ler, você vai conferir

  • Olga foi enviada ao Brasil ao lado de Prestes, para promover a revolução comunista neste país, unindo-se ao recém constituído movimento Aliança Nacional Libertadora (ANL), que teve forte atuação no governo Vargas.
  • Na viagem de ida ao Brasil, com falsas identidades, a fachada de casal obrigava Olga e Prestes a intimidades imprevistas e eles acabam se envolvendo emocionalmente.
  • Na chegada, Olga deslumbra-se com o Brasil e prossegue ao lado de Prestes na luta pelos ideais comunistas e contra o governo de Getúlio Vargas. Após tentativa fracassada de golpe político e militar, posteriormente denominado Intentona Comunista, acabam presos.
  • Olga então descobre-se grávida de Prestes na prisão, enquanto Prestes perde a patente de capitão e inicia um período de prisão política que durará nove anos.
  • Olga é deportada grávida pelo governo brasileiro do presidente Getúlio Vargas para a Alemanha, que se encontrava, então, sob regime do nazismo. Ela acaba sendo levada a um campo de concentração.