O livro O Brasil em Movimento, de John dos Passos, foi lançado originalmente em 1963, quando o autor veio ao Brasil a serviço da Revista Life. Através dele, o leitor tem a oportunidade de comparar o futuro que autor via para o Brasil e o futuro que se faz presente.

Livro O Brasil em Movimento, de John dos Passos

>> Compre na Livraria Saraiva (R$ 39,90)

O livro foi lançado em 2013 e conta com 288 páginas. Ao ler, você vai conferir

  • Quando veio ao Brasil, em 1948, o autor já figurava entre os grandes nomes da imprensa mundial, pela cobertura da Guerra Civil Espanhola. Ele viria ao país mais duas vezes, em 1958 e 1962.
  • O autor escorrega na tentativa de explicar o Brasil, mas compreendia as pessoas. Em todos os encontros com as figuras da terra, bastavam alguns minutos de conversa para enxergar as virtudes e defeitos do interlocutor.
  • O autor tinha ascendência portuguesa e, mesmo sem se expressar bem na língua do avô paterno, que migrara da ilha da Madeira para os Estados Unidos em meados do século XIX, ele entendia o português.
  • Como testemunha das mudanças que ocorreram no país entre as décadas de 1940 e 1960, Passos travou um caloroso relacionamento com todos os tipos brasileiros: desde os trabalhadores que abriam as estradas no Centro-Oeste e Norte do país até o presidente Juscelino Kubitschek.
  • Viajante compulsivo, Passos viu de perto a Amazônia intocada, o início da extração de minério de ferro no Vale do Rio Doce, o nordeste dos coronéis que governavam as urnas, o Paraná invadido por colonizadores paulistas.
  • Nada lhe pareceu tão fantástico quanto a criação de Brasília. Nenhum agrupamento humano lhe pareceu mais interessante que aquele formado pelos inventores da nova capital.