O livro Martinho Lutero, Um Destino, de Lucien Febvre, trata do fervoroso monge agostiniano que, no encalço da verdadeira fé cristã, se insurge contra a Igreja Católica, é excomungado e se vê, então, no epicentro de sucessivas revoluções – religiosa, social e política.

Capa do livro Martinho Lutero, Um Destino

>> Compre na Livraria Saraiva (R$ 55,00)

>> Compre na Loja Submarino (R$ 55,00)

O livro foi lançado em 2012 (a versão original é de 1928) e conta com 360 páginas. Ao ler, você vai conferir

  • O autor realiza uma “biografia total”, em que a história de um indivíduo se entrelaça com o destino de uma época, o século XVI alemão e europeu.
  • A descrição de um homem que conhecia como poucos o universo simbólico de sua época, principalmente o problema entre o indivíduo e a coletividade.
  • O historiador reconstitui passo a passo a trajetória de Lutero (1483-1546), examinando as ideias e os conflitos que levaram à crise do catolicismo, à criação do luteranismo e à fundação da Europa moderna.
  • Lutero (1483-1546) apresentou à Europa outra maneira de pensar e sentir o cristianismo, prática que destoava das visões ordinárias da fé. Com isso trouxe uma nova religião fundamentada num antigo ramo da cristandade.
  • Publicado em 1928, “Martinho Lutero, um destino” é hoje um clássico da historiografia do século XX, pela abordagem inovadora da narrativa biográfica, pesquisa rigorosa, densidade de suas reflexões e vibrante escrita de Lucien Febvre.