No livro História dos Homens no Brasil, organizado por Mary Del Priore, 13 autores apresentam e avaliam as inúmeras facetas que estiveram e estão por trás do conceito de homem no Brasil desde o período colonial.

Livro-Historia-Homens-Brasil

>> Compre na Livraria Saraiva (R$ 69,00)

O livro foi lançado em 2013 e contém 416 páginas. Ao ler, você vai conferir

  • Os artigos demonstram que a masculinidade do brasileiro não resulta de características “naturais”, mas foi edificada e adquiriu perfis variados, conforme as diferentes épocas, áreas geográficas e classes sociais, além de religião e orientação sexual de cada um.
  • Os artigos abordam o tema a partir de ângulos diversos, demonstrando que ser homem não garante vida fácil e lembrando que a história do gênero é marcada por tensões, dominação, violência, quase sempre relacionadas à pressão para corresponder ao estereótipo de “machão” valente.
  • Os textos acerca da ideia de masculinidade dos escravos vindos da África, dos jovens senhores e dos trabalhadores do período colonial, sugerem que elementos daqueles tempos ainda moldam o comportamento masculino no país.
  • O livro atravessa os séculos, avaliando assuntos como a busca pela modelagem e pelo adestramento do corpo e a figura do esportista como herói contemporâneo, a questão do celibato dos padres e o crescimento da prática de esportes de contato como o MMA no Brasil.