No livro História do Mundo em 6 Copos, Tom Standage escolhe um ângulo inusitado para analisar as civilizações – as bebidas. Em seis copos, o autor mostra como a cerveja, o vinho, os destilados, o café, o chá e a Coca-Cola influenciaram os rumos da história mundial e definiram políticas e práticas sociais.

Capa do livro História do Mundo em 6 Copos

>> Compre na Livraria Saraiva (R$ 49,90)

>> Compre na Loja Submarino (R$ 49,90)

O livro foi lançado em 2005 e conta com 240 páginas. Ao ler, você vai conferir

  • As bebidas, mais do que apenas matar a sede, nos informam sobre progressos científicos, relações sociais, rituais religiosos e tratados comerciais.
  • Da pré-história à era da globalização, as sociedades elegeram diferentes bebidas e tiveram suas trajetórias fortemente ligadas a elas.
  • A cerveja data sua descoberta desde a Mesopotâmia e está associada à fixação do homem a um só local e também ao surgimento da escrita. Nas sociedades gregas, o vinho tinha papel fundamental nas relações sociais e religiosas. Os romanos também o adotaram como símbolo de poder.
  • O chá foi objeto de disputa entre a Europa e suas colônias. O café, uma descoberta árabe, teve grande repercussão na Europa, por ser uma bebida que estimulava as relações comerciais e pessoais.
  • Muitos fatos curiosos são apresentados, como o fato do próprio Papa ter que provar o café para autorizar o seu consumo pelos cristãos, já que a bebida era originária da Arábia muçulmana e os taverneiros da época faziam campanha contra.
  • Da próxima vez que você aproximar a cerveja, o vinho, os destilados, o café, o chá ou a Coca-Cola de seus lábios, pense em como essa bebida chegou a você através do tempo e do espaço, e lembre-se de que ela contém algo mais do que álcool ou cafeína.