No livro A História do Mundo em 100 Objetos, de Neil MacGregor, viajamos de volta no tempo e cruzamos o globo terrestre para ver como o ser humano moldou o mundo e foi moldado por ele nos últimos dois milhões de anos. Resultado de um projeto inovador do British Museum e da Rádio BBC 4, a obra conta a história da humanidade a partir de cem objetos escolhidos no acervo do museu.

Capa do livro História do Mundo em 100 Objetos

>> Compre na Livraria Saraiva (R$ 69,90)

>> Compre na Loja Submarino (R$ 54,90)

O livro foi lançado em 2013 e conta com 784 páginas. Ao ler, você vai conferir

  • Incontáveis civilizações se sucederam ao longo da história da humanidade e deixaram legados grandiosos, inspirando admiração e espanto mesmo após milhares de anos. Outras foram quase soterradas pelo tempo, restando apenas pequenos vestígios de sua existência.
  • O historiador Neil MacGregor nos conduz pelos mais variados artefatos que o homem produziu, concebidos cuidadosamente para diversos usos.
  • Os objetos encarnam histórias intrigantes de política e poder, história social e comportamento humano. O mais antigo – uma ferramenta de pedra de 2 milhões de anos de idade, encontrada na Tanzânia – foi “o começo da caixa de ferramentas”, segundo o autor.
  • Sobre um pilão de entre 6.000-2000 a.C., em formato de ave, encontrado às margens do rio Aikora, em Nova Guiné, o autor escreveu: “A história de nossos cereais e legumes mais modernos começa cerca de 10 mil anos atrás”.
  • Muitas vezes os objetos mais minúsculos fazem as afirmações mais fortes. É o caso de uma moeda do início do século XX riscada com o slogan de vanguarda “voto para as mulheres”.
  • Apresentando desde as tabuletas de argila para escrever até o onipresente cartão de crédito da atualidade, este livro é um olhar inusitado e profundamente revelador sobre a nossa civilização.