Neste infográfico, você vai conhecer a história dos cães, segundo a teoria do pesquisador americano Mark Derr, que desenvolveu argumentos para afirmar que a parceria homem/cão é muito mais antiga do que se pensa. O infográfico conta com uma linha do tempo que inicia há 30 mil anos atrás, na Pré-História, e vai até o século XXI.

Para acessar o infográfico, clique na imagem abaixo

Infográfico sobre a história dos cães

Como usar em sala de aula

Existem algumas informações legais no infográfico que podem ser utilizadas em sala de aula

  • A teoria mais aceita em relação a domesticação dos cães, é que aconteceu no período Neolítico, entre 12 mil e 8 mil anos atrás, quando os seres humanos se tornaram sedentários. Neste período, iniciou-se a domesticação intensa de animais, dentre eles os cachorros.
  • No livro Como o cão se tornou o cão – dos lobos aos nossos melhores amigos, Derr se baseia em novos estudos genéticos e arqueológicos para defender que os primeiros cachorros apareceram há pelo menos 30 mil ou 40 mil anos, quando os humanos ainda eram nômades.
  • Derr é porta voz de uma teoria minoritária, porém cada vez mais popular, que defende que os lobos cinzentos se aproximaram dos humanos quando nossa espécie ainda vagava pela África, Europa e Ásia, caçando, e coletando frutas e raízes.
  • Para o biólogo evolucionista Raymond Coppinger, as hipóteses sugeridas por Derr não podem ser provadas. “Entre 7 mil e 9 mil anos atrás, há evidências inegáveis da presença de uma população de cães. E a partir da população se dá a evolução de uma espécie”, explica.