Neste infográfico, você vai conhecer alguns aspectos importantes sobre as grandes navegações portuguesas. Aprenda sobre as rotas dos navegadores portugueses, os motivos que levaram os navegadores à conquista dos mares, a chegada de Cabral ao Brasil, as características das embarcações portuguesas, entre outras informações legais.

Este infográfico foi produzido por Casa Publicadora Brasileira, todos os direitos reservados.

Para conhecer o contexto em que ocorreram as grandes navegações, sugerimos a leitura do nosso resumo sobre a Expansão Marítima. Confira também outros artigos legais sobre as grandes navegações e aumente o seu conhecimento

Para acessar o infográfico, clique na imagem abaixo

Infográfico sobre as navegações portuguesas do século XV e XVI

Como usar em sala de aula

Este infográfico me chamou a atenção por abordar algumas questões importantes sobre o tema das grandes navegações. Em sala de aula, o professor pode usá-lo para destacar

  • A importância das especiarias para os europeus e a corrida ibérica para encontrar novas rotas que levassem às Índias.
  • A rota dos principais navegadores portugueses, de Dom Henrique de Avis a Pedro Álvares Cabral. O professor pode destacar a morte de Bartolomeu Dias no então Cabo das Tormentas.
  • As tecnologias de navegação, com destaque para as naus e caravelas, que possibilitaram aos portugueses enfrentar o Oceano Atlântico. Aborde também o medo dos monstros marinhos.
  • A chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil e o registro das novas terras por Pero Vaz de Caminha. O professor pode debater se a chegada de Cabral foi intencional ou por acaso.