Este infográfico mostra informações da construção e da queda do muro – o chamado Berliner Mauer, para os alemães -, através de imagens históricas, relatos e cronologia.

Para acessar o infográfico, clique na imagem abaixo

Infográfico sobre a construção e queda do Muro de Berlim

O que foi o Muro de Berlim?

Pra quem está viajando, ou nasceu há pouco tempo e usa o argumento como desculpa, o Muro de Berlim foi criado no dia 13 de agosto de 1961. O objetivo de sua construção, a grosso modo, foi separar Berlim ocidental – sob tutela dos Estados Unidos -, e Berlim oriental – sob tutela da União Soviética. A construção do muro foi símbolo da divisão do mundo entre os dois blocos – o capitalista e o socialista – durante a Guerra Fria. Sua queda representou o começo do fim do socialismo na União Soviética e, consequentemente, da Guerra Fria.

A estrutura do muro foi construída na madrugada do dia 13 de agosto de 1961. Quando a população da parte ocidental acordou, boa parte do muro já estava construída. O muro contava com uma estrutura para assegurar o isolamento dos dois lados, a saber: 66,5 km de gradeamento metálico; 302 torres de observação; 127 redes metálicas eletrificadas com alarme; e 255 pistas de corrida para cães de guarda. Este muro provocou a morte de 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas de atravessar.