Este vídeo foi sugerido por um ex-aluno meu. Trata-se de um clipe musical da banda Pig with the face of a boy que conta a história completa da União Soviética (URSS) através dos olhos de um trabalhador humilde com arranjos da melodia de Tetris. É pouco ou quer mais? O resultado foi uma música genial que ironiza a política russa desde a época do Czar, passando pelo regime stalinista e a queda do socialismo, até era Putin. Imperdível! Não deixe de assistir, mesmo que você tenha orientação ideológica marxista.

Tetris foi criado na União Soviética, entre 1985 e 1986, por Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimos. Porém, eles tiveram dificuldades em comercializar o jogo visando lucro, pois viviam em um país socialista. O resultado foi uma batalha judicial pelos direitos do jogo que se estende até hoje. A trilha sonora do jogo é uma música do folclore russo chamada korobeiniki e, em sua letra original, conta a história de um vendedor e uma menina.











hahahha muitoo bom! Não sai da minha cabeça: I am the man who arranges the blocks ….
A melhor parte é a do Stalin: long live Stalin, he loves you!! hahahha ama muito… ‘-’
Esse vídeo é ótimo Michel thankssss!
A ironia é o ponto forte do clipe, além de utilizar dois aspectos da cultura russa – o jogo e a música – para fazer a crítica. Muito legal.
eu sou comunista e acho bem legal o HISTORIA DIGITAL botar esse video o porque ela fala desde o inicio da URSS
Você é comunista mesmo? De carteirinha?
de carteirinha não mas eu prefiro o comunismo do que o capitalismo.
Vídeo muito bom… vou paasar para os nossos alunos do 8ª ano… é bem o processo de mudança do espaço geográfico e histórico do conteúdo no momento.. Abraço!
Com certeza, Cris!!! Além disso, a música é genial, pois usa o tema do Tetris, que é um jogo soviético.