Na prova do Enem 2010, tente resolver esta questão sobre a chegada da televisão no Brasil, na década de 1950, e a forma como se tornou uma tecnologia de grande função social. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Família em frente à TV

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Questão

Questão 39

A chegada da televisão

A caixa de pandora tecnológica penetra nos lares e libera suas cabeças falantes, astros, novelas, noticiários e as fabulosas, irresistíveis garotas-propaganda, versões modernizadas do tradicional homem-sanduíche.  (SEVCENKO, N. (Org). História da Vida Privada no Brasil 3. República: da Belle Époque à Era do Rádio. São Paulo: Cia das Letras, 1998.)

A TV, a partir da década de 1950, entrou nos lares brasileiros provocando mudanças consideráveis nos hábitos da população. Certos episódios da história brasileira revelaram que a TV, especialmente como espaço de ação da imprensa, tornou-se também veículo de utilidade pública, a favor da democracia, na medida em que

a) amplificou os discursos nacionalistas e autoritários durante o governo Vargas.
b) revelou para o país casos de corrupção na esfera política de vários governos.
c) maquiou indicadores sociais negativos durante as décadas de 1970 e 1980.
d) apoiou, no governo Castelo Branco, as iniciativas de fechamento do parlamento.
e) corroborou a construção de obras faraônicas durante os governos militares.

[toggle title=”Confira a resolução ;)”]

Resposta: B

Habilidade: Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.

Comentários: A questão aborda a função social da televisão e, indiretamente, defende a liberdade de imprensa no país. Interessante a abordagem, em um momento em que alguns setores políticos no país estão ameaçando esta liberdade. Sendo um instrumento a favor da democracia, anulamos todas as outras alternativas. 

[/toggle]