Em uma nação dividida pela guerra e por fortes ventos de mudança, o presidente Lincoln percorre um caminho de difíceis ações, a fim de terminar a guerra, unir o país e abolir a escravidão. Com coragem moral e força para obter sucesso, suas escolhas nesse período crucial mudam o destino das próximas gerações.

Filme Lincoln, de 2012

Dados Técnicos

Diretor: Steven Spielberg
Duração: 150 min
Ano: 2012
País: Estados Unidos
Gênero: Drama
Cor: Colorido

Curiosidades

  • O filme é baseado no livro homônimo (em português) da historiadora Doris Kearns Goodwin e abrange os quatro últimos meses de vida de Abraham Lincoln.
  • Abraham Lincoln (1809-1865) foi o 16° presidente dos Estados Unidos, de março de 1861 até seu assassinato em abril de 1865.
  • O filme trata dos esforços do presidente, em janeiro de 1865, para passar na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos a 13ª emenda à Constituição, que iria abolir formalmente a escravidão no país.
  • Durante o período em que passa o filme, estava ocorrendo, nos Estados Unidos, a Guerra de Secessão (1861-1865), entre os estados do norte (União)  e os estados do sul (Confederados). Este conflito matou mais de 600 mil pessoas.
  • O filme ajuda a entender o funcionamento do congresso americano, as vertentes ideológicas, as disputas políticas entre republicanos e democratas, assim como os interesses ligados à manutenção da escravidão.
  • O ator Liam Neeson foi escalado em 2005 para fazer o papel de Lincoln, chegando a estudar profundamente a biografia do líder norte-americano. Porém, em 2010, ele declinou do projeto, pois já tinha 58 anos, enquanto Lincoln, na época, tinha entre 55 e 56 anos.
  • A opinião dos historiadores sobre o filme é dividida. Alguns alegam que o filme exagera na forma como aborda as escolhas feitas em torno da 13ª emenda à Constituição. Outros dizem que o filme simplifica o papel dos negros no contexto da abolição da escravatura.
  • O filme concorre a 12 oscars, dentre os quais na categoria de melhor filme, melhor ator e melhor diretor.