No Filme Elizabeth-A Era de Ouro, de 2007, a Espanha, em 1585, é o maior império graças ao sucesso que tem colonizando o Novo Mundo. O país inicia uma guerra santa para difundir o catolicismo, planejando matar a rainha inglesa Elizabeth I, protestante, para que Mary Stuart, rainha escocesa, assuma o trono. Ao mesmo tempo em que a monarca inglesa tem de lidar com as ameaças, ela precisa resolver sua solidão no trono.

Capa do filme Elizabeth-Era de Ouro

>> Compre na Livraria Saraiva (R$ 19,90)

Dados Técnicos

Diretor: Shekhar Kapur
Duração: 114 minutos
Ano: 2007
País: Reino Unido / França
Gênero: Drama
Cor: Colorido

Curiosidades

  • Isabel I (1533-1603), também conhecida sob a variante Elisabete I ou Elizabeth I, foi Rainha da Inglaterra e da Irlanda desde 1558 até à sua morte. Também ficou conhecida pelos nomes de “A Rainha Virgem”, “Gloriana” e “Boa Rainha Bess”.
  • A Era Dourada se refere a um período de ascensão, marcado pela produção artística, que rendeu nomes como William Shakespeare. No campo da navegação, o capitão Francis Drake foi o primeiro inglês a dar a volta ao mundo, enquanto na área do pensamento Francis Bacon pregou suas ideias políticas e filosóficas.
  • Em 1585, a rainha Elizabeth tinha 52 anos de idade. A atriz que a interpretou, Cate Blanchet, tinha apenas 36 anos.
  • Ivan, o Terrível não poderia ter cortejado a rainha Elizabeth em 1585, pois havia falecido em 1584.
  • O filme mostra a rainha lutando ao lado de seus soldados, com armadura e espada, no melhor estilo “Joana D’Arc”. Os historiadores dizem que isto nunca ocorreu.