No filme Apocalypto, de 2006, Jaguar Paw, caçador de sua tribo, levava uma vida tranquila, que foi interrompida devido à uma invasão. Os governantes de um império maia em declínio acreditavam que a chave para a prosperidade seria construir mais templos e realizar mais sacrifícios humanos. Jaguar é capturado para ser um destes sacrifícios, mas consegue escapar por acaso, realizando uma corrida desesperada para chegar em casa e salvar sua família.

Capa do filme Apocalypto

>> Compre na Livraria Saraiva (R$ 16,90)

>> Compre na Loja Submarino (R$ 16,90)

Dados Técnicos

Diretor: Mel Gibson
Duração: 137 minutos
Ano: 2006
País: EUA
Gênero: Ação
Cor: Colorido

Curiosidades

  • A civilização maia foi uma cultura mesoamericana pré-colombiana, notável por sua língua escrita, pela sua arte, arquitetura, matemática e sistemas astronômicos. No seu auge, era uma das mais densamente povoadas e culturalmente dinâmicas sociedades do mundo.
  • Os Maias faziam sacrifícios humanos. Porém, somente os mais fortes guerreiros capturados em batalha eram sacrificados. Além disso, o sacrifício não era uma homenagem ao deus-sol Kulkulkan, como mostra o filme.
  • Os conquistadores europeus, que aparecem no fim do filme como “salvadores da pátria”, na verdade trouxeram doenças que dizimaram grande parte da população indígena.