O filme mostra vinte anos da vida de Cristóvão Colombo, desde quando se convenceu de que o mundo era redondo, passando pelo empenho em conseguir apoio financeiro da Coroa Espanhola para sua expedição, o descobrimento da América, o comportamento que os europeus tiveram com os habitantes do Novo Mundo e a luta de Colombo para colonizar um continente que ele descobriu por acaso, além de sua velhice.

Filme: 1492, a Conquista do Paraíso

>> Compre na Livraria Saraiva (R$ 14,90)

Dados Técnicos

Diretor: Ridley Scott
Duração: 155 min
Ano: 1992
País: EUA/França/Espanha/Inglaterra
Gênero: Drama
Cor: Colorido

Curiosidades

  • Cristóvão Colombo (1451-1506) foi um navegador e explorador europeu, responsável por liderar a frota que alcançou a América em 12 de outubro de 1492, sob as ordens dos Reis Católicos de Espanha.
  • Em 3 de agosto de 1492, Cristóvão Colombo partiu do porto de Palos com uma nau (Santa Maria) e duas caravelas (Pinta e Nina). Em 12 de outubro do mesmo ano, avistou a ilha de Guanani (atual São Salvador). Realizou ainda mais quatro viagens à América, achando ter chegado às Índias.
  • O filme foi lançado comercialmente nos cinemas norte-americanos, em meio às comemorações pelos 500 anos de descoberta da América.
  • A ideia de realizar um filme sobre a descoberta da América por Cristóvão Colombo partiu da roteirista Roselyne Bosch. Em suas pesquisas, Roselyne encontrou vários pergaminhos da época ainda não-traduzidos sendo que após esta descoberta ela se associou com um produtor francês para fazer com que o filme fosse então realizado.
  • O diretor Ridley Scott fez apenas uma única condição para aceitar dirigir “1492 – A Conquista do Paraíso”: que o personagem Cristóvão Colombo fosse interpretado por Gérard Depardieu.
  • O trilha sonora do filme foi gravado pelo grego Vangelis, tendo “Conquest of Paradise” como principal tema musical.

Trechos do Filme

Confira alguns trechos temáticos do filme “1492-A Conquista do Paraíso” para você assistir online ou fazer download para usar em sala de aula.

  • América: Colombo e suas caravelas avistam terra firme e entram em contato com um grupo de indígenas. A partir desse recorte é possível debater como ocorreu a chegada dos europeus ao “Novo Mundo”.
  • Colombo inicia a viagem: Colombo dá início a sua jornada rumo ao extremo oriente com as caravelas Santa Maria, Pinta e Nina. Durante o trajeto, explica como utiliza as estrelas como guia. Nessa passagem observa-se a influência da cultura árabe na península Ibérica e, essa referência pode-se desdobrar numa discussão sobre o processo da “Reconquista”.
  • Contato com os nativos: Colombo narra sua percepção do novo mundo com bastante otimismo, ao mesmo tempo em que percebe os perigos desse paraíso na Terra. Pouco tempo depois de sua chegada, consegue estabelecer contato com os nativos, sendo recebido com desconfiança por alguns deles.
  • Fé e ciência: um monge informa que a universidade de Salamanca cederá a Colombo uma audiência para que ele tente aprovar sua viagem para Oeste, em busca das Índias. Nessa conversa, fica claro que, embora Colombo seja um homem de fé na igreja católica, suas convicções científicas diferem das afirmações defendidas pelos clérigos.
  • Financiamento: Colombo conhece uma pessoa que poderá conseguir uma audiência com a rainha Isabel, da Espanha e viabilizar sua expedição. O professor poderá discutir as relações de poder na Idade Moderna e observar o papel social dos banqueiros no contexto das Grandes Navegações.
  • Negociação: Colombo procura convencer os intelectuais da universidade de Salamanca a aprovarem sua jornada rumo às Índias.