O filme A Queda é baseado nos livros deixados pela secretária particular de Hitler, Traudl Junge, e narra os últimos dias do ditador nazista, em uma forma dramática e agonizante em seu bunker sobre a cidade de Berlin. Já delirante e de idade avançada, Hitler se suicidaria juntamente com sua “amante” Eva Braun em 30 de abril de 1945.

Capa do filme A Queda

>> Compre na Livraria Saraiva (R$ 12,90)

Dados Técnicos

Diretor: Oliver Hirschbiegel
Duração: 2h30min
Ano: 2004
País: Alemanha
Gênero: Drama
Cor: Colorido

 Curiosidades

  • No final do longa-metragem, em entrevista, a verdadeira Traudl Junge, já idosa, se mostra arrependida de sua participação como secretária particular de Hitler, e relata as atrocidades do período. Traudl Junge faleceu em 2002.
  • O filme retrata de forma dramática os suicídios de vários membros do partido Nazista e familiares no bunker, como o caso do Ministro da Propaganda, Joseph Goebbels. Sua mulher, Magda Quandt, envenenou seus seis filhos com cianureto, depois de feito, Goebbels e Magda seguiram o mesmo destino. Seus corpos foram queimados, igualmente como de Hitler e Eva.
  • Ao interpretar Hitler, Bruno Ganz é considerado dentre os especialistas o ator que mais se aproximou em fidelidade do perfil do ditador.
  • Em algumas cenas de euforia de Hitler, internautas usaram partes do filme para realizar paródias e sátiras de políticos, gerando enorme popularidade em sites humorísticos.