Confira a keynote do ex-astronauta Buzz Aldrin na Campus Party. Buzz, um dos primeiros homens a pisar na superfície da Lua, foi companheiro de Neil Armstrong e Michael Collins na lendária missão Apollo 11, de 1969, e continua ativo até hoje como um dos principais defensores da exploração espacial.

Palestra do Buzz Aldrin, na Campus Party

Pode-se dizer que, enquanto Neil Armstrong foi o astronauta mais famoso, Buzz Aldrin foi o mais popular. Tão logo pousou, em 1969, passou a viajar pelo mundo dando palestras sobre a aventura espacial.

Ele lutou na Coreia, em 1953, como piloto de aeronave, contra os norte-coreanos. No decorrer da década de 1950 e 1960, a Guerra Fria – conflito entre Estados Unidos e União Soviética – ficava mais disputada. Neste contexto, ocorreu a corrida espacial. Em 1957, os soviéticos lançaram o satélite Sputnik ao espaço, preocupando os estadunidenses.

Algum tempo depois, em 1961, Yuri Gagarin fez a primeira viagem humana ao espaço. Na época, o presidente Kennedy perguntou à NASA quando os Estados Unidos levaria homens ao espaço. A meta principal era chegar à lua, o que de fato ocorreu em 1969.

Aldrin recebeu o diploma de piloto no MIT e isso foi fundamental para que fosse escolhido como membro da missão Apollo 11. Segundo ele, a aventura espacial nunca teria ocorrido sem o sonho e o esforço de vários homens, pois a humanidade já sonhava com isso há milhares de anos.

Astronauta Buzz Aldrin

Buzz Aldrin na lua. Foto de Neil Armstrong, 1969

A palestra teve momentos engraçados. Existe uma discussão que rola até hoje sobre por que Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na lua. Na teoria, é pelo fato de ele ter sido o comandante, mas, segundo o ex-astronauta, pode ter sido por que ele estava mais próximo da porta principal.

Algumas curiosidades sobre a missão: quando Apollo 11 pousou na lua, eles tinham pouco combustível. Sobre a foto na lua, algumas pessoas perguntam por que a qualidade é tão boa  Segundo Aldrin, é por causa do local onde ela foi tirada.

A conquista foi uma mistura de competição com a União Soviética e descoberta científica. Muitas das tecnologias que temos hoje não seriam possíveis sem o programa espacial. A próxima meta é levar o homem a Marte.

Buzz dá nome a uma cratera na Lua, localizada perto do ponto de pouso da Apollo 11, e a um asteróide (o 6470 Aldrin). Além disso, tem uma estrela com seu nome na Calçada da Fama de Hollywood. Aos 83 anos, ele continua um aventureiro, fazendo viagens de expedição à Antártida e mergulhos nas Ilhas Galápagos.