Cena romântica do filme "... E o vento levou"

Eu adoro filmes históricos, não apenas por ser professor de História, mas porque eles me levam a fazer uma verdadeira viagem no tempo. Obviamente, há filmes ruins, mas não estarão nesta lista. O critério para compor a lista é que o filme deve ser baseado em pessoas e eventos reais. Se for ficcional, deve se preocupar em reconstruir bem o cenário histórico. Todos os filmes são recomendadíssimos. Não deixem de assistí-los!

1- A Guerra do Fogo

Guerra do Fogo é um filme de 1981, dirigido por Jean-Jacques Annaud. Retrata um período na pré-história e dois grupos de hominídeos. O primeiro, que não fala e se comunica através de gestos e grunhidos, é pouco evoluído e não domina a técnica de produzir o fogo; o outro grupo tem comunicação e hábitos mais complexos, como a habilidade de fazer o fogo.

2- A Queda

A Queda é um filme de 2004, dirigido por Oliver Hirschbiegel. Em 1942, um grupo de jovens mulheres é escoltado por oficiais das SS, até o QG de Hitler na Prússia. São candidatas ao cargo de secretária pessoal do Führer. Entre elas, está Traudl Junge, uma jovem de Munique, de 22 anos. A idéia de servir ao Führer pessoalmente a deixa radiante.

3- O Último Imperador

O Último Imperador é um filme de 1987, dirigido por Bernardo Bertolucci. Conta a história da vida de Aisin-Gioro Puyi, o último imperador da China Imperial. Com a vitória comunista em 1949, Puyi é entregue para a China – havia sido capturado por tropas soviéticas em 1945, considerado criminoso de guerra, ficara preso em um gulag até essa data.

4- A Lista de Schindler

A Lista de Schindler é um filme de 1993, dirigido por Steven Spielberg. O exército polonês fracassou perante o exército alemão no início da Segunda Guerra Mundial, na Europa. Judeus que viviam na Polônia foram transferidos para guetos. Horrorizado com as atrocidades cometidas contra os judeus, Schindler decide usar sua fábrica para protegê-los.

5- O Nome da Rosa

O Nome da Rosa é um filme de 1986, dirigido por Jean-Jacques Annaud. À última semana de novembro de 1327, em um mosteiro da Itália medieval, a morte, em circunstâncias insólitas, de sete monges em sete dias e noites, é o motor responsável pelo desenvolvimento da ação. Um monge franciscano é chamado para solucionar o mistério e cai nas malhas de uma trama diabólica.

6- Gandhi

Gandhi é um filme de 1982, dirigido por Richard Attenborough. Retrata a vida de Mahatma Gandhi, considerado o principal líder da luta pela independência da Índia, após décadas de dominação do imperialismo inglês. O filme mostra momentos marcantes de sua luta e organização, colocando em prática a política de desobediência civil.

7- Ivan, o Terrível

Ivan, o Terrível é um filme dirigido por Sergei Eisenstein. A primeira parte do filme foi produzida em 1944, e conta a história de Ivan IV (1530-1584), arquiduque de Moscou, que se auto-proclama Czar de Rússia e se prepara para retomar territórios russos perdidos. A segunda parte foi produzida em 1945, mas proibida por Stalin, na URSS, até 1958.

8- Spartacus

Spartacus é um filme de 1960, dirigido por Stanley Kubrick. Conta a história de Espártaco, um homem que nasceu escravo. Condenado à morte por morder um guarda em uma mina na Líbia, seu destino foi mudado por um lanista (negociante e treinador de gladiadores), que o comprou para se tornar um gladiador.

9- … E o Vento Levou

… E o Vento Levou é um filme de 1939, dirigido por Victor Fleming. Conta a saga de Scarlett O’Hara, filha de um imigrante irlandês que se tornou um rico fazendeiro do sul dos Estados Unidos, durante a guerra civil estadunidense. Após ficar viúva, Scarlett vai para a cidade de Atlanta e acaba por servir aos confederados, na chamada Guerra de Secessão. Compre este filme.

10- Ben-Hur

Ben-Hur é um filme de 1959, dirigido por William Wyler. Em Jerusalém, no início do século I, vive Judah Ben-Hur, um rico mercador judeu. Mas, com o retorno de Messala, um amigo da juventude que agora é o chefe das legiões romanas na cidade, um desentendimento devido a visões políticas divergentes faz com que Messala condene Ben-Hur a viver como escravo. Compre este filme.