Essa brincadeira começou no Twitter. Sem nada melhor para fazer, comecei a tuitar as piadas mais antigas que já foram contadas pelo homem. Encontrei estas pérolas no site de notícias Mirror. Ok, talvez não sejam as mais antigas, afinal, o riso e o sarcasmo perseguem o homem desde antes do polegar opositor. Porém, são piadas que ficaram registradas em artefatos e documentos antigos e provam que a arte de sacanear os outros é milenar.

Piadas Antigas

Imagem meramente ilustrativa

Algumas são engraçadas, outras nem tanto. Algumas nem poderiam ser classificadas de piadas, por tratar-se de charadas ou lições de moral. Para complementar a lista, vou fazer uma classificação pessoal e arbitrária das piadas, uma espécie de risômetro nerd:

Bom= :D
Médio= :)
Ruim= :(

Vamos à seleção!

1- Pum no colo

Algo que nunca aconteceu desde o começo dos tempos: uma mulher nunca soltou um pum no colo do marido. (Provérbio Sumério datado de 1900 a.C.) (Avaliação= :()

2- O faraó e os peixes

Como entreter um faraó entediado? Coloque um navio cheio de mulheres vestidas somente com redes de pesca e diga ao faraó que pegue um peixe. (achada em um papiro datado de 1600 a.C.) (Avaliação= :))

3- Boiadeiros de Adab

Três boiadeiros de Adab estavam com sede: um tinha um boi, outro tinha uma vaca e outro tinha uma carroça. O proprietário do boi se recusava a buscar água, pois temia que o boi fosse devorado por um leão. O proprietário da vaca se recusava a buscar água, pois temia que sua vaca se perdesse no deserto. Já o proprietário da carroça, se recusava a buscar água, pois temia que sua carga fosse roubada. Assim, todos foram e deixaram os animais. Na sua ausência, o boi copulou com a vaca, que pariu um bezerro, que comeu a carga da carroça. Problema: a quem pertence o bezerro? (achada em um papiro datado de 1200 a.C.) (Avaliação= :()

4- Cega de um olho

A mulher, cega de um olho, estava casada há 20 anos. Quando o marido sai de casa para ficar com outra, dá a seguinte desculpa: “Vou sair de casa porque você é cega de um olho”. A mulher responde: “E você só foi descobrir isso depois de 20 anos?”. (datada de 1100 a.C.) (Avaliação= :D)

5-Ulisses e o Cíclope

Ulisses diz ao Cíclope que seu nome é ninguém. Quando Ulisses o ataca, o Cíclope grita: Me ajudem, ninguém está me atacando!!! (surgiu no livro “A Odisséia”, de Homero, em 800 a.C.) (Avaliação= :D)

6-Animal de quatro patas

Que animal anda sobre quatro pés de manhã, dois à tarde, e três à noite? Resposta: o homem. Quando bebê, usa as mãos e os pés para engatinhar. Quando homem, caminha sobre os dois pés. E quando envelhece, usa bengala. (contada por Sófloces, em 429 a.C.) (Avaliação= :D)

7-Homem e o burro

O homem é ainda mais ansioso para copular que um burro – a bolsa é que refreia. (datada de 200 a.C.) (Avaliação= :()

8- O filho de Augusto

O imperador Augusto estava excursionando pelo Império Romano, quando viu um homem na multidão muito parecido com ele. Intrigado, o imperador perguntou: “A sua mãe já serviu alguma vez no palácio imperial?” e o rapaz: “não, vossa alteza, mas meu pai já!” (datada em 63 a.C.) (Avaliação= :))

9- O treinador e a mula

Querendo ensinar sua mula a não comer bobagens, o treinador deixou o animal sem comida. Quando a mula morreu, o treinador diz: Que pena! Logo agora que ela aprendeu a não comer, morreu! (datada do século V) (Avaliação= :))

10- O rei e o barbeiro

Ao ser questionado pelo barbeiro como queria o seu corte de cabelo, o rei respondeu: “Em silêncio”. (datada do século V) (Avaliação= :D)