Aplique seus conhecimentos sobre a Era Vargas procurando os termos referentes ao período no caça-palavras abaixo. Ao encontrá-los, arraste o mouse sobre o quadro. Para complementar seus estudos, leia o texto completo abaixo. Este caça-palavras aborda o período em que Getúlio Vargas comandou o Brasil durante 15 anos. Personagem controverso, considerado por alguns um fascista inescrupuloso, e por outros um dos maiores presidentes que já teve no Brasil.

Para jogar, clique na imagem abaixo

Caça-Palavras sobre a Era Vargas

O que foi a Era Vargas?

A Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos ininterruptos (de 1930 a 1945). Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas. Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes, caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo.

Sob seu governo foi promulgada a Constituição de 1934. Fecha o Congresso Nacional em 1937, instala a Ditadura do Estado Novo e passa a governar com poderes totais. Sua forma de governo passa a ser centralizadora e controladora. Criou o DIP ( Departamento de Imprensa e Propaganda ) para controlar e censurar manifestações contrárias ao seu governo. Perseguiu opositores políticos, principalmente partidários do comunismo. Enviou Olga Benário , esposa do líder comunista Luis Carlos Prestes, para o governo nazista.